Páginas

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Comentem...


25 comentários:

  1. A visita do museu da coelba, foi dividido em duas etapas: a primeira era uma linha do tempo da evolução desde a descoberta do fogo até o núcleo atômico e também uma cadeia energética (energia primaria, energia secundaria, transformação dessa energia e a energia final – já na forma de eletricidade); ainda nessa parte, fala sobre as consequências do mal uso da eletricidade e formas de economizar energia.
    Já o segundo, tem os experimentos e maquetes. Nas maquetes, ensinaram como funcionam as usinas eólicas e hidrelétricas; também mostraram que no Brasil a maior parte da energia produzida é pelas usinas hidrelétricas. Na parte dos experimentos, tinha o Gerador de força (onde tinha um tipo de roda, que quanto mais girava mais produzia energia, ia de 10 a 120 walts), tinha também um aparelho onde mostrava um triângulo retângulo (hipotenusa, cateto adjacente e cateto oposto) e outro experimento interessante era um que enquanto pedalava uma bicicleta, produzia energia para a outra que estava ligada a ela andar, mas independentemente da força exercida do pedal a velocidade da bicicleta que se movia era a mesma.
    Aluna: Caroline Matos.

    ResponderExcluir
  2. Em vista do que foi explanado no Museu da Coelba pelos técnicos,pude observar a evolução da energia desde a descoberta do fogo ao mundo comtemporâneo e a sua atuação na vida das pessoas.Compreende melhor a participação das matérias de Física e Química nos aparelhos geradores de eletricidade, me ajudando a aprimorar os assuntos em sala.Ao final da visita foram doadas as lâmpadas florescentes com o propósito de se economizar a conta de luz da sua casa. (Andressa Souza)

    ResponderExcluir
  3. ALUNO: Bruno Urbano Kikuta
    No dia 30 de Agosto de 2012 em uma aula de Campo Dos alunos do 1º Ano do Ensino Médio da Escola da Península, para o museu da Coelba tivemos a oportunidade de observar através da exploração de experimentos, como maquetes e jogos que utilizam a eletricidade e o eletromagnetismo para que nos possamos conhecer de uma forma pratica os princípios ligados a energia e também facilitar e nos auxiliar no entendimento, das matérias: Matemática, Química, Física e Biologia na Feira de ciências. Onde também se foi abordado desde a descoberta do fogo até a evolução de todos os tipos de energia. Como conclusão após a visita ao museu e após a explicação da origem e os caminhos da energia elétrica ficou muito mais fácil entender o quanto custa produzir toda a energia e as conseqüências para o planeta terra, onde se foi passado todos os princípios de todas as energias e a forma mais correta para utilizar a mesma de forma consciente e segura. Uma aula de campo totalmente proveitosa, onde foi uma ótima experiência com uma forma diferente e descontraída de aprender mais sobre todos os recursos com os instrutores da Coelba e com os nossos professores.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. A soma do cateto oposto com o cateto adjacente é igual a hipotenusa,pode se dizer assim que a quantidade de liquido concentrado nos dois catetos seria igual ao quadrado referente á hipotenusa.
    Durante a visita foi retratado sobre os bons e os maus condutores de corrente elétrica(bom condutor:Cobre dentre os exemplos citados como: a madeira,a borracha entre outros).
    Obs:A borracha e a madeira não conduzem corrente elétrica.
    O uso das placas de teto solar,sendo representado com a ajuda de uma lâmpada acesa e brinquedos movidos á energia solar.
    A experiência mais perigosa do museu,ela recebeu este título devido a concentração de cobre nesta experiência.
    Experimentos com o auxilio de uma roldana que consiguia reproduzir sons(ex:rádio e acender uma pequena lâmpada).
    O que mais me chamou atenção foi o experimento com duas bolas com quase a mesma altura sendo que quando lançadas somente uma entrava).
    Na parte dos painéis foi focado mais com a parte das descobertas antigas(período paleolítico e o uso da metarlugia).
    O circuito aberto e fechado de uma corrente elétrica.
    A visita ao Museu De Eletricidade Da Coelba foi uma experiência incrível da qual pudemos vivenciar e aprender um pouco mais sobre os funcionamentos dos aparelhos ou até mesmo curiosidades do dia a dia como o fato de quando desligamos a televisão e nos aproximamos sentimos arrepios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hum...Thau também visitei o Museu Da Coelba com o meu colégio ano passado e também achei massa a experiência da bola(vermelha e uma amarela) mas pena que ele não explicou o por que de uma entrar na caixinha e a outra não.

      Excluir
  6. A visita ao museu da Coelba, mostrou a história do uso e das descobertas da energia desde os tempos antigos até os dias atuais. Vários equipamentos e experimentos mostram na prática e na teoria o funcionamento da energia usando a química e a física para explicar em detalhes os mistérios da energia elétrica, desde como é o processo para se acender uma simples lampada, como são enviadas ondas de rádio, como funciona a energia solar entre outros. Os alunos que participaram da visita puderam desfrutar de vários experimentos, para entender melhor oque acontece no nosso dia a dia e alguns até rever assuntos dados em sala de aula. A visita serviu para mostrar o quão interessante pode ser a química e a física apresentadas na prática.

    Aluno: André Vieira

    ResponderExcluir
  7. A visita à COELBA foi valida, pois vivenciei interessantes experiências que me fez aprender e revisar sobre diversos assuntos de quimica, fisica e matematica. Foi uma maneira de conhecer de forma lúdica, os princípios da eletricidade e suas aplicações, além de aprender métodos eficientes de economia de energia.
    A ideia do Museu é promover o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, disseminando informações sobre a eletricidade e suas aplicações. Para utilizar os aparelhos, contamos com o auxilio de monitores que também informaram sobre os princípios de geração, transmissão, distribuição e utilização da eletricidade de forma eficiente e segura.

    Aluna: Gabriela Moura

    ResponderExcluir
  8. Aluno: Eliomar Jr.
    A visita ao museu da coelba mostrou na teoria e na pratica varios assuntos de física química e matemática que foram ensinados durante o ano,e também varias curiosidades sobre o nosso mundo.
    Entre os experimentos, alguns mostram assuntos polêmicos e de conscientização como por exemplo a maquete de uma usina hidrelétrica.
    O foco maior dos experimentos foi a energia em si,elétrica,cinética, eólica na pratica, e também ideias para o futuro, um bom exemplo foi o experimento da energia solar que pode ser utilizada no futuro para tentar substituir a energia elétrica.
    A parte teórica mostrou uma linha do tempo interessante em que mostra os avanços da energia ao longos dos seculos, enfatizando a nossa dependência da eletricidade.

    ResponderExcluir
  9. ALUNA:FLÁVIA GALVÃO

    A visita ao Museu da Coelba foi bastante construtiva, pois, lá aprendemos varias coisas sobre tecnologia nos divertindo,conhecemos a história da eletricidade e alguns experimentos feitos com a utilização de energia focando principalmente os assuntos de física , química e matemática , nos mostrando vários tipos de energia , ação e reação , e pude perceber que fica muito mais fácil aprender na pratica do que quando estamos na sala de aula vendo apenas a teoria .

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Aluno : Paulo Victor

    A Visita ao museu, que tinha principalmente a intenção de mostrar aos alunos aquilo que foi explicado na sala de aula no modo pratico , sendo que de certa forma instruiu mais claramente algumas duvidas de como aquilo visto na teoria iria dar certo e oque aconteceria, além de que tornou esta visita muito beneficiaria para os alunos em todas as matérias envolvidas, porque foi a partir dali que se pode lincar uma funcionalidade a outra !

    Agradeço aos professores presentes pela experiencia.

    ResponderExcluir
  12. Aluno: Ícaro Batista
    A aula de campos no museu da Coelba foi uma aula interessante por dois motivos uma que mostro a linha do tempo de como tudo começo englobando matemática , Física , Química e a ter mesmo a biologia.
    Mostrando os seus experimentos como a maquete da usina hidrelétricas como elas funcionam oque elas traz de importante para nós também não se esquecendo da energia solar uma energia renovável que a cada dia pode ser recarregada e não precisar de ta desmatando árvores para produzir a energia.
    E o maior foco principal foi a energia elétrica,cinética,eólica e solar na tentativa de gerar coisas novas e sem poluição para o nosso futuro.

    ResponderExcluir
  13. Aluna Mariana Magalhães.
    A visita ao museu da Coelba, foi muito inspiradora e contribuiu muito pra meu potencial, levando em conta que aprendi a evolução do fogo, demostrada na sua linha do tempo, assim como pude vivenciar lá, alguns experimentos que englobam as matérias de química, física, matemática. Nos mostrando na pratica o que acontece. Pude aprender também que se consumirmos todos os eletrodomésticos de dentro de uma casa em um mesmo momento, pode levar todos a queimar, também causando um curto-circuito. Com a ajuda de maquetes e também dos auxiliares do museu, aprendemos muitas coisas, o uso da energia elétrica, o magnetismo e outras divertas coisas.

    ResponderExcluir
  14. Aluna: Julia Maria Ferreira.

    Na visita ao museu da Coelba vivenciamos varias experiências inesquecíveis, experimentos que utilizam energia elétrica e eletromagnetismo. Aprendemos as descobertas e invenções do homem dos períodos paleolítico, neolítico, até a descoberta da eletricidade e observamos a evolução da cadeia energética. Entramos em contato na prática e na teoria com a física, química e matemática que complementou aquilo que nós aprendemos na sala de aula. Aprendemos a importância da energia solar que preserva as fontes naturais de energia, e vimos uma maquete de uma usina hidrelétrica onde aprendemos os pontos negativos e positivos da sua construção. A visita ampliou o nosso conhecimento, e a nossa certeza de que a energia elétrica está sempre presente em nosso cotidiano.

    ResponderExcluir
  15. A visita ao Museu da Coelba pôde nos mostrar algo a mais a respeito da Química e Física.Algo além dos cálculos e fórmulas - a utilidade em nossa vida e algumas curiosidades.Além disso, saber mais a respeito da história da energia elétrica aumentou meu apreço por tais assuntos.Tenho certeza que todos os presentes nessa visita gostaram.

    ALUNO : Tiago Sales

    ResponderExcluir
  16. A aula de campo ao museu da Coelba foi muito produtiva, pois pudemos aprender muito sobre a criação do fogo, e toda a sua trajetória até agora com a linha do tempo que nos foi mostrado por uns dos monitores do museu. Conheci também, muitas experiências importantes. Pude ver como a energia é transmitida a população, através de uma maquete que mostrava-nos passo a passo. A visita ao museu foi realmente muito importante para nós, ajudou-nos também a entender alguns assuntos de física, química, mostrando-nos para que tais assuntos são importantes. Enfim... foi muito gradativo a visita ao museu. (Gabriella Leone)

    ResponderExcluir
  17. Nossa visita ao museu da coelba, foi de grande importância para nosso desenvolvimento na feira de Ciências e no nosso dia-a-dia pois aprendemos de uma maneira diferenciada e divertida a historia da energia elétrica de forma pratica e teórica , vivenciamos maravilhosas experiencias e visualizamos diversas fotos e maquetes que explicavam o desenvolvimento de vários tipos de energia no mundo .Foi uma visita muito proveitosa e de uma aprendizagem sem tamanho .
    Aluna : Adriana Lopes

    ResponderExcluir
  18. Aluna: Ana Clara Pontes.
    A visita ao museu da Coelba foi muito interessante, pois foram mostradas muitas experiências de tudo que aprendemos em sala de aula de uma maneira prática, abordando assuntos das matérias de química, física e matemática. Primeiramente foi mostrada a evolução do fogo em uma linha do tempo, em como o homem foi desenvolvendo até chegar a eletricidade. Uma das experiências que despertou mais meu interesse foi sobre as energias potenciais e cinéticas, e também sobre o eletromagnetismo. A visita foi muito proveitosa para o meu conhecimento, pois também aprendi sobre como consumir e economizar a energia de forma correta.

    ResponderExcluir
  19. Aluna: Bárbara Lima
    A visita ao museu da COELBA foi muito legal, em termo de conhecimento, aprendi várias coisas e de maneiras variadas. E entendi mais sobre os assuntos de química, matemática e física. Aprendi os benefícios e os malefícios, descobrir muitas formas de economizar a energia, coisas que antes eu fazia que podia ajudar mas era feita de forma errada, então vi métodos diferentes de colaborar, por exemplo, a minima coisa que você faça pode ajudar bastante quando é feita certa. O melhor foi entender a ideia do museu que mostrou que todos podem colaborar e de muitas maneiras, é um grande trabalho e traz muitos benefícios. Espero ir em próximas aulas assim, e aprender muito mais.


    ResponderExcluir
  20. Aluna: Monalisa Bento
    Bem eu achei o passeio ao museu muito produtivo trouxe conhecimentos diversificados e nos mostrou a física e matemática fora das formulas.Todas as experiencias foram orientadas por um monitor do museu , que nos mostrou como funciona a geração de energia. Os tipos de energia exercidos ,e de uma forma maneira de se aprender prendendo assim a atenção do aluno e fazendo ele ter vontade de descobrir coisas novas.

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Aluno: Adolfo Bisneto
    A visita ao museu me mostrou como é bem importante a conservação de energia, e não é só isso também me mostrou experimentos nunca que eu tinha visto e me fez demostrar atenção em cada um para eu ir aprendendo.
    A cada experimento que eu via era uma nova experiencia para eu poder compartilhar.

    ResponderExcluir
  23. Aluno: Caio Matos
    A Visita ao museu me mostro como é todo o processo de energia como foi passado em geração em geração pela linha do tempo e não é só isso também me mostro como é que eu deveria ter interesse em cada etapa dessa feira de ciências e na eletricidade e nas aulas de físicas.

    ResponderExcluir
  24. Aluno:Israel França
    A visita ao museu da coelba foi uma experiencia muito boa pois lá encontrei objetos que nunca tinha encontrado em toda minha vida a linha do tempo sobre a descoberta da energia do fogo entre outros também todos aqueles experimentos que vi e que nunca tinha visto na vida foi uma experiencia realmente boa pois descobrir para que serve a Matemática a Química a Física e a Bilogia.

    ResponderExcluir